O Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais (Geppers), sob a liderança da Profa. Dra. Maria de Lourdes Soares Ornellas, foi fundado e registrado junto ao Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2004. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do da Bahia (UNEB), e ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividades (Ciers – Ed – Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas), o grupo integra duas linhas de pesquisa: i) Psicanálise e Educação; ii) Representações Sociais e Educação. Por estas linhas, seus membros-pesquisadores desenvolvem pesquisas educacionais em torno da Psicanálise e Representações Sociais, com vistas a escuta da constituição subjetiva do sujeito e do afeto, objetivados e ancorados no processo de ensinar e aprender da escola contemporânea. Além disso, o grupo é constituído pelas ações formativas e de pesquisa, referenciadas no tripé: oferta de disciplinas, produções acadêmicas e realizações de eventos nacionais/internacionais.

OBJETIVOS:

– Enlaçar a importância do afeto no processo de ensinar e aprender.

– Refletir sobre a fala e a escuta como instrumento de trabalho na educação.

– Objetivar e ancorar os saberes do senso comum cientificamente referenciados.

– Identificar o campo, a imagem e informação das RS na práxis docente.

BREVE CURRÍCULO DA LÍDER:

Maria de Lourdes Soares Ornellas – Pós-doutora em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP); Prof.ª Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Pesquisadora Associada do CIERS; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade ((PPGEduC) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Representações Sociais (Geppe-rs).

Ações desenvolvidas:

A líder do grupo vem oferecendo no PPGEduC as disciplinas: Educação e Representações Sociais; Educação, Psicanálise e Subjetividades e Seminário de Formação Teórico-Metodológica I. Integra a pesquisa internacional sobre Representações Sociais sobre formação docente – CIERS/FCC(SP)e o Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalistas Educacionais sobre a Infância – LEPSI/USP, coordenando o NEARS (Núcleo de Estudos de Afetividade e RS). Organiza as Coletâneas: i) Psicanálise e Educação: (im)passes subjetivos; ii) Representações Sociais e Educação: letras imagéticas; III) Entre-linhas e Educação (em parceria com outros pesquisadores das demais linhas de pesquisa do PPGEduC). Autora dos livros: [Entre)vista: a escuta revela; Vivência na escola: grito e silêncio; Ficar na escola: um furo no afeto; Psicanálise e Educação: o que falta em um está no outro? e entre outros.

Acesse o Lattes da pesquisadora para maiores informações: http://lattes.cnpq.br/8108906980570410

MOMENTOS FORMATIVOS ORGANIZADOS PELO GEPPERS:

– ATIVIDADES INTERNAS: grupos de estudo quinzenais; Seminário de Inverno (SI); Seminário de Verão (SV); Seminário Interno de Pesquisa (SIP); Bolodorius e Mostras de Filme (I e II).

– ATIVIDADES ABERTAS: Colóquio Estadual de Psicanálise e Educação/Colóquio Internacional de Psicanálise e Educação(Bianual) e Simpósio Nacional de Representações Sociais e Educação / Conferência Internacional de Representações Sociais e Subjetividade (Bianual)

Assessoria Pedagógica

Formação Docente

Pesquisa Docência

EQUIPE

  • Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.